20/07/2015 15h07 - Atualizado em 20/07/2015 15h07 Comer e beber

Feiras livres em Natal estão mudando. Sabia?

É dia de feira? Em Natal, elas estão cada vez mais organizadas.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) está reestruturando e trocando as tendas das feiras livres de Natal. 
As feiras do Carrasco, Alecrim, Cidade da Esperança, Quintas, Pajuçara e Rocas estão sendo contempladas com a nova estrutura, composta por peças com cobertura de lona e estrutura fabricada em chapa de ferro tubular com galvanização de alta resistência. 

O que isso significa? Maior durabilidade, facilidade de limpeza e montagem e desmontagem.

Além dos investimentos nas tais coberturas a prefeitura também instalou banheiros químicos em todas as feiras livres, lixeiras fixas, coletores móveis, implantou a pavimentação de piso e disponibilizou uma equipe permanente de agentes de limpeza e fiscais da Semsur em todos os pontos.

Outra atualização é a instalação de balcões frigoríficos, com o objetivo de atender aos requisitos sanitários necessários para a comercialização de produtos de origem animal. O trabalho já começou na feira livre das Quintas, com a substituição das bancadas de madeira por freezers nos setores que comercializam mercadorias de origem animal (carnes, queijos, aves, etc). 

Essa mudança, especificamente, dividiu opiniões.

Há quem critique a conservação das carnes em freezers alegando que a carne congelada é facilmente encontrada em supermercados e açougues em geral. Na feira, segundo os próprios feirantes, a existência da carne fresca, protegida pelas tendas apenas do sol e da chuva; é o atrativo do produto nesses locais.


A conservação em mesas de madeira é considerada um dos aspectos culturais que traçam o perfil da feira livre. Da parte dos chefs de cozinha e donos de estabelecimentos que buscam nas feiras aqueles produtos mais frescos, o argumento faz sentido.
"Galinha caipira, por exemplo, se está congelada, há uma diferença significativa no sabor depois de pronta", diz Raimundo Soares, especialista em "galinhada". 

 


Falando nisso, quer provar uma galinha caipiria deliciosa em Natal?
É AQUI, ó.
 

 

 

 

 

 

 

Notícias Relacionadas

São João com delícias: vamos provar?!

Árvore de Natal é inaugurada no bairro de Mirassol

5 docerias que simbolizam os novos doces em Natal

Do boteco ao Emporium. Saiba os melhores cantos para tomar gela em Natal

Comentários