16/01/2018 00h01 Cotidiano

Alexa dominará mercado

Segundo pesquisa da empresa eMarketer, cerca de 45 milhões de americanos irão conversar com algum tipo de inteligência artificial através de smart speakers. Porém, somente cerca de um quarto deste número terá participação da Google Assistant.

Em contrapartida, a Alexa deve ficar com 68% deste total. Isso se deve ao não tão recente investimento da empresa na área. Em 2014, a Amazon foi a primeira a criar um serviço de voz que dá poder a um ambiente inteiro. A Alexa estará em um interruptor de luz feito pela iDevices. Através dele, será possível interagir com a assistente através do microfone e do alto-falante embutidos.

Além disso, a Alexa estará disponível de forma offline em carros. Com isso, a assistente pessoal da Amazon estará presente em todo lugar: TVs, smartwaches, PCs e mais.
Ainda que a primeira etapa dessa competição tenha sido marcada pela integração das assistentes pessoais em fechaduras de porta e interruptores de luz, a segunda etapa deve ser ainda mais interessante.

Na CES 2018, temos visto a integração da Google Assistant e da Alexa em todos os lugares. O motivo disso é que a Google e a Amazon estão competindo para fazer as empresas third-party colocar inteligência artificial em todo tipo de produto. Apesar de os anúncios da Amazon serem bem mais expressivos, a Google ainda tem uma vantagem. A assistente do maior site de buscas está presente em basicamente todo celular hoje em dia, já que ela faz parte do Android.

Então, a Google Assistant parece estar mais presente em nosso cotidiano por estar sempre em nosso bolso, mas o brilho dela pára por aí. No background, a batalha está sendo vencida pela Alexa. Segundo Avi Greengart, um analista da Global Data, a Amazon tem se esforçado ao máximo para facilitar a implementação de sua IA em vários tipos de hardware. “Isso requer muito trabalho de engenharia e a Amazon tem se disposto a fazê-lo“, afirma Greengart.

Notícias Relacionadas

E haja paciência!

Pesquisa da Abegás comprova economia de até 55% com GNV no RN

Mercado imobiliário deve se expandir

Empresa Potiguar apresenta programa de prevenção para os colaboradores

Comentários