19/03/2018 21h03 - Atualizado em 19/03/2018 21h03 Cotidiano

Construção Civil e Concreto Sustentável

Quando se pensa em materiais de construção sustentáveis, talvez o concreto seja um dos mais necessários. Pois não bastasse ser produzido no Brasil, o interessante concreto sustentável, criado há três anos, está mais atual e indispensável do que nunca para a construção civil. Prova disso é o seu caráter ecologicamente correto e a capacidade de substituir materiais de construção convencionais, por vezes bem mais caros e prejudiciais ao meio ambiente.

O chamado concreto sustentável foi desenvolvido no Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, pelo engenheiro elétrico e professor Dr. Javier Mazariegos Pablos. Sua vantagem para a construção sustentável em relação aos concretos tradicionais está no fato de o concreto sustentável reaproveitar resíduos sólidos industriais em sua composição ao contrário dos usualmente aplicados.

Ou seja, enquanto um bloco de concreto comum leva areia, cimento, água e pedra, o concreto sustentável é capaz de economizar 100% de recursos naturais. Segundo o professor Pablos, ele substitui 70% da areia natural por areia de fundição – aquela usada na produção de moldes de peças metálicas – e 100% da pedra por escória de aciaria – detrito que sobra da fabricação do aço –, além de reduzir consideravelmente o uso de água.

Notícias Relacionadas

Empresa Potiguar apresenta programa de prevenção para os colaboradores

O ENEM chegou. Você está pronto?

Primeiro dia do Enem: 30,2% de abstenções

Ação para doação de sangue acontece hoje em frente à sede da Assembleia Legislativa

Comentários