27/10/2016 16h10 Cotidiano

Empresa Potiguar cria projeto que pretende captar biogás a partir da decomposição de lixo orgânico

Captar e distribuir o gás gerado a partir da decomposição da matéria orgânica do Aterro Sanitário da Braseco, localizado na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Em visita realizada nesta quarta-feira, 26, a Diretoria Técnica Comercial da Companhia Potiguar de Gás discutiu o início da análise de viabilidade do projeto de biogás.

O Diretor Técnico Comercial da Potigás, José Ricardo Bezerra, acompanhou as explicações sobre o funcionamento do aterro e as especificações da produção de gás. “Garantimos aos nossos clientes um padrão de qualidade do gás dentro das mais absolutas regras de controle e segurança. Qualquer projeto inovador deve agregar a produtividade da eficiência energética, a segurança da operação, o respeito ao meio ambiente e a economia”, destacou José Ricardo Bezerra. 

Além da reunião, a equipe da Potigás visitou as instalações do aterro que recebe diariamente 1.200 toneladas de lixo de diversos municípios do Rio Grande do Norte, o que geraria uma produção de 12 mil m³ de biogás por dia. A Braseco tem interesse em investir no processo de qualificação do gás dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis para torná-lo apto à distribuição, principalmente entre os clientes industriais e comerciais. “A ideia é colocar o gás como resgate de carbono e o simples fato de queimar o combustível gerar a compensação”, explicou o consultor contratado pela Braseco, Rodrigo Nogueira.

Foram relatadas outras experiências de produção do biogás no país. Uma prática inovadora para diversificar a matriz de produção e agregar ainda mais qualidade ambiental às operações. O aterro já possui um sistema da captação do gás produzido e projeta uma possível parceria com a Potigás. “Temos interesses em trabalhar conjuntamente com a Potigás e poder distribui o biogás comercialmente”, disse o Diretor Presidente da Braseco, Henrique Muniz.

O encontro foi acompanhado pelo Gerente Comercial da Potigás, Franciney Bastista, o Gerente Técnico, José Augusto Rezende, os assessores de Planejamento, Ramid Risério e de Comunicação, Georgia Nery, além do Diretor de Operações da Braseco, Alexandre Bernardes.

Notícias Relacionadas

Treinamento gratuito do Google em Natal

Detran/RN zera fila de espera para exame de direção veicular

Inovação nas TVs da Samsung

O domingo combina com Parque das Dunas

Comentários