23/10/2015 10h10 Cotidiano

O ENEM chegou. Você está pronto?

Todo ano é a mesma novela: alunos que chegam atrasados na prova do ENEM e se desesperam. Os erros para que isso aconteça são os mesmos todos os anos. Desde o trânsito ruim, passando por chuvas e até questões religiosas (sério). 

Para que isso não aconteça com você, querido leitor, eis 5 dicas para estar com tudo pronto para o ENEM 2015 e não chegar atrasado nos dois dias de prova (e outros 5 motivos que com certeza irão te atrasar):

1 – Checar o local da prova

Se você não está familizarizado com o local onde você foi designado para fazer a prova, é imprescindível que você confira como chegar lá com antecedência. Se possível, vá até o local antes do dia da prova para saber direitinho como chegar até ele. Há ainda ferramentas online como o Google Maps que podem ajudar a encontrar o local da prova.
Esse é talvez um dos erros mais cometidos por quem vai prestar o ENEM. Segundo o Inep (instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), cerca de 22% dos inscritos no ENEM ainda não checaram online seus cartões de confirmação do ENEM.

2 – Dormir bem e acordar cedo

Se os portões estão marcados para fechar às 12h (horário do RN), chegar com pelo menos uma hora de antecedência é uma forma de garantir que não irá perder a prova. Para isso, dormir bem e acordar cedo são essenciais. Confiar no alarme do celular pode ser arriscado. Para isso, programa-se para acordar bem antes de sua saída para a prova e quem sabe até vários alarmes emergenciais em seu celular e no de quem estiver com você em casa.

Há, ainda, a treta relativa ao horário de verão. Sobre isso, o CEI Romualdo explica.

3 – Trânsito, transporte público e previsão do tempo

O maior vilão dos inscritos no ENEM, especialmente nas grandes cidades: o trânsito. Sair horas antes de casa, já pensando nos imprevistos que podem acontecer, é a única garantia (a não ser que você vá de helicóptero). E se você for de transporte público, isso se torna uma regra. Cheque os horários dos ônibus, principalmente aos domingos, quando geralmente a forta é reduzida, em ferramentas como o aplicativo para celulares Moovit e programe-se para sair de casa cedo.

O clima também afeta o trânsito (e muito!). Por isso, uma olhadinha na previsão do tempo um dia antes da prova não faz mal a ninguém. Não se confie em um trânsito livre, mesmo que você more próximo ao local da prova.

4 – Refeições

Para não ter problemas nem antes nem durante a prova, adapte suas refeições para um cardápio mais leve dias antes do primeiro dia de prova. No dia da prova, continue se alimentando de forma leve, vai garantir que sua chegada à prova seja tranquila e que você não passe mal durante as longas horas de ENEM. O piriri sempre está à espreita, observando você. Cuide-se.

5 – O que levar

Para evitar atrasos, prepare tudo o que você precisa levar para a prova, desde os documentos necessários, caneta esferográfica preta e até as roupas que você irá usar (roupas leves de preferência), um dia antes da prova e deixe tudo em um local visível, para que você não esqueça na hora de sair de casa. Lembrando que não pode levar lápis, lapiseiras, óculos de sol, bonés, chapéu, viseiras e similares. Os celulares e outros objetos eletrônicos serão desligados e guardados em envelopes até o participante terminar a prova. Evitar a correria para sair de casa e o possível esquecimento de documentos vai te ajudar a chegar na hora e de mente tranquila.

Boa prova. A Universide pública é sua. Conquiste-a.

Notícias Relacionadas

Comércio espera contratar 111 mil temporários para o fim do ano

Água e Indústria, uma difícil equação

Governo edita MP da reforma trabalhista

Gabarito oficial do ENEM 2017 na quinta-feira

Comentários