10/12/2017 11h12 Cotidiano

Rankings de aprovação no ENEM: olho vivo

Após a não divulgação do ranking pelo Inep das notas das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - com diversas delas contratando empresas de consultoria particulares para serviço de análise comparativa de microdados - é preciso cautela: torna-se imperativo que pais e estudantes fiquem atentos frente à veiculação oportunista de resultados falsos ou “maquiados” em busca de publicidade para maior captação no número de matrículas.

O raciocínio é simples: por não mais existir oficialmente uma listagem publicada pelo Governo, listas de pretensos “campeões de aprovação” autonomeados ou “líderes” nesta ou naquela disciplina tornam-se recorrentes. Especialistas em ensino também enfatizam que a escolha por parte dos pais ou responsáveis deve se pautar por uma análise cuidadosa do histórico de uma escola, seus índices anteriores regularmente aferidos, além da própria capacidade curricular em pauta.

A título de exemplo, uma empresa de consultoria educacional chegou a divulgar no dia 01/12 um ranking no qual quatro escolas cearenses figuravam entre as dez primeiras colocadas, o que gerou contestação por parte de outras instituições que questionaram a lista.

Notícias Relacionadas

Senac/RN promove ciclo de palestras gratuitas sobre o mercado de trabalho

As 6 profissões do futuro (que já é presente)

Vigilância redobrada

Planos de saúde: cobertura para EM

Comentários