22/05/2018 11h05 Cotidiano

Sociedade armada: conflito ou solução?

O portal de notícias “Agora RN” estará promovendo no próximo dia 30 de Maio, no Holiday Inn, o evento Agora em Debate com o tema Sociedade Armada: Conflito ou Solução? O assunto do armamento foi escolhido para essa primeira edição porque tem ganhado cada vez mais destaque no Brasil, pautando inclusive a agenda política dos pré-candidatos à Presidência da República. Sobretudo nos últimos anos, por causa do aumento nos índices de criminalidade, o tema passou a ser ainda mais discutido.

De um lado, defensores da ampliação do direito ao armamento argumentam que a posse de armas pelos cidadãos comuns poderia frear a ação de criminosos. Já os que preferem a limitação do porte apontam que a disseminação do armamento provocaria justamente o efeito contrário: o aumento da violência. 

Em 2004, entrou em vigor no país o Estatuto do Desarmamento, que dificultou ao cidadão comum o acesso a armas de fogo. Os resultados da lei sancionada ainda durante o governo do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva são contestados pelos estudiosos do assunto.

Os defensores da lei apontam, entre outras estatísticas, que o Estatuto “poupou” a vida de mais de 160 mil pessoas desde que entrou em vigor (Mapa da Violência 2015). Por outro lado, quem defende a ampliação do armamento justifica que, mesmo com regras rígidas de obtenção do porte, tem crescido no país o número de pessoas mortas por armas de fogo. Segundo o Mapa da Violência 2016, 42.291 foram assassinadas em 2014, ano-base do levantamento.

Notícias Relacionadas

Além do lucro pelo lucro

Campus Party começa em Natal

Câmara Cascudo toma conta do Museu da Língua Portuguesa em São Paulo

Alexa dominará mercado

Comentários