30/07/2015 11h07 Cultura & Rolés

Quer entrar em um navio da Marinha do Brasil?

 

A embarcação, que saiu do Rio de Janeiro no dia 26 de julho para a XXIX Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM), está à visitação do público em Natal nos dias 1° e 2 de agosto, entre 14h e 17h. A entrada é franca.

A Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM) é realizada anualmente pelo navio-escola com os propósitos de complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos guardas-marinha na escola naval, de aprimorar a formação cultural dos futuros oficiais da Marinha do Brasil e de representar o País e a Marinha nos diversos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços com nações amigas.
Durante os cerca de 5 meses de viagem, serão ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como é conduzida a importante fase de adaptação dos guardas-marinha à vida de bordo.

Devido às características e limitações do local e peculiaridades do Navio (como existência de escadas para acesso aos compartimentos), recomendamos que sejam evitadas, na visitação, crianças abaixo de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.


Sobre o Navio-Escola

Incorporado pela Marinha em 1986, o Navio-Escola “Brasil” fez sua primeira viagem em 1987 e, ao longo desses 29 anos, já realizou três viagens de circum-navegação, nos anos de 1989, 1997 e 2008.

Desenvolvido a partir do projeto das Fragatas Classe "Niterói", o navio teve todas as suas instalações redesenhadas para dar mais suporte às atividades de instrução e atender às modernas exigências curriculares, permitindo uma melhor adaptação dos guardas-marinha à vida de bordo.

Ao longo dos anos, o Navio-Escola tem passado por diversas atualizações tecnológicas. Na sua estrutura administrativa, a embarcação está dividida em cinco departamentos (Ensino, Armamento, Operações, Máquinas e Intendência) e uma divisão (Saúde), possuindo, ainda, um oficial encarregado da navegação e outro encarregado da assistência religiosa.

 

Notícias Relacionadas

Hoje tem show de graça de Gilberto Gil na Ribeira!

Alinne Rosa fará show em Natal - e os ingressos já estão à venda!

Bossa and Jazz encerra na quinta (27) programação em Natal

Caixa de Lápis no SESC

Comentários