02/12/2017 11h12 - Atualizado em 02/12/2017 11h12 Cultura & Rolés

VIII FINC começa hoje em Baía Formosa

O Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa ocorre de hoje até amanhã no mirante do município com o tema O Pescador. Piotr Maj, diretor executivo do FINC, acredita que o festival a oportunidade de mostrar as histórias desse trabalho importante para a cultura e a economia da região.

Segundo Piotr, o evento é uma troca de experiência com a comunidade local e adjacentes. Os jovens de Baía Formosa, inclusive, podem aprender sobre a produção de eventos participando como voluntários do Festival. A preparação para o voluntariado é feita por meio de um workshop na própria cidade.

O Finc é divido em três categorias: o festival curtas de 1 minuto, o Festival de Curtas de 1 minuto – IFRN e a Mostra Potiguar. O vencedor do Festival de Curtas de 1 minuto vai ganhar uma viagem para a Cracóvia, na Polônia, com todas as despesas pagas e participar do Festival Netia Off Camera 2018, o maior festival de cinema independente da Europa. Os 10 primeiros colocados também terão seus filmes exibidos nesse festival europeu, na Seção Oficial Brasil.

O Festival de Curtas de 1 minuto - IFRN é uma categoria exclusiva para os alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Uma parceria firmada entre o Festival e o Instituto possibilita aos alunos a inscrição com vídeos de um minuto produzidos por eles. O aluno vencedor da categoria também será premiado com uma viagem para a Polônia, e terá o filme exibido no festival europeu.

Já a categoria Mostra Potiguar é uma oportunidade para as produções audiovisuais desenvolvidas no Rio Grande do Norte nos últimos dois anos, com temática livre e com duração máxima de até 20 minutos. Todos os vídeos inscritos passaram por uma curadoria, para a escolha dos que serão exibidos durante o Festival.

 

 

Notícias Relacionadas

Anna Zêpa lança em Natal livro de poemas, caminhos e lindas fotos

Edital para Cinema Infantil será lançado em Natal

Mossoró jazzística

De olho na estatueta

Comentários