08/04/2018 12h04 Mais

Vinho varietal: para anotar e beber

Um vinho varietal (também chamado de “monocasta” ou “monovarietal”) é aquele elaborado a partir de uma única variedade de uva ou aquele com alta predominância de determinada uva. Um vinho Merlot brasileiro, por exemplo, é um exemplar produzido basicamente com uvas Merlot. A legislação de cada região e de cada país é que determina a porcentagem necessária para que o vinho seja considerado varietal. No Brasil, para que um vinho traga o nome de apenas uma uva estampado no rótulo precisa ter ao menos 75% dessa variedade na sua composição. Os vinhos monovarietais devem ser produzidos com 100% de uma variedade escolhida.  

Os outros 25% do total do vinho podem ser completados com outros tipos de uva, caso o produtor acredite ser necessário. Essa margem oferece ao enólogo a oportunidade de empregar no vinho maior acidez ou de dar mais corpo e estrutura por meio do acréscimo de outra cepa. Em países como  Austrália e África do Sul, a porcentagem mínima da uva varietal deve ser de 85%, enquanto Nova Zelândia, Califórnia e Chile seguem a mesma quantidade necessária que o Brasil. Entretanto, algumas regiões dos Estados Unidos exigem a predominância de pelo menos 90% de conteúdo varietal. 

Pode-se dizer que a denominação de “vinho varietal” surgiu no Novo Mundo. O Velho Mundo prefere destacar o nome da região da produção do vinho no rótulo. Para poder competir com os europeus, os produtores americanos, na década de 1970, passaram a rotular os seus exemplares com o nome das cepas utilizadas na fabricação dos vinhos. Por exemplo, na França os vinhos da região de Bordeaux  são denominados vinhos do tipo Bordeaux, mesmo que a sua composição seja formada principalmente de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, podendo conter ainda mais variedades. 

 

Notícias Relacionadas

120 vagas e determinação

Engº Sérgio Azevedo é um dos 100 mais da Full Energy

CEI Romualdo: acima da média no ENEM

Estudante de Direito do RN conquista primeiro lugar em Congresso Internacional

Comentários