18/09/2017 15h09 Natal

Câmeras a postos, infrações reduzidas

Em curso desde o dia 10/09, o sistema de fiscalização por videomonitoramento do trânsito natalense pela Prefeitura do Natal já é considerado como instrumento de auxílio indispensável para a redução de infrações que fazem do tráfego natalense ainda uma dor de cabeça para condutores e pedestres normalmente prejudicados em sua rotina.

Segundo o Secretário Adjunto de Trânsito, Walter Pedro, as sinalizações foram instaladas em todos os pontos de monitoramento e uma campanha educativa está sendo realizada para esclarecer os motoristas e condutores sobre a nova forma de fiscalização. O novo recurso vai auxiliar o agente de mobilidade da STTU a fiscalizar melhor o trânsito na cidade.

As câmeras possuem alcance de 500 metros onde estão instaladas, o que garante uma boa resolução da imagem e identificação do veículo. No total são 54 câmeras, sendo 32 pertencentes a STTU e 22 a Guarda Municipal que atuam de forma integrada. A fiscalização por câmeras está devidamente regulamentada a partir da nova atribuição dos equipamentos autorizada pela resolução 471/2013 do Denatran - que permite a autuação quando constatada a infração no trânsito.

De acordo com a STTU, até Março de 2017 a infração mais recorrente era a ultrapassagem da velocidade permitida, representando 40% das multas por radares - com 51.795 infrações. O avanço do sinal vermelho foi a segunda infração mais cometida pelos motoristas, representando 4.154 multas ou 9,94% do total. A terceira mais comum era a execução de conversão à esquerda em local proibido com 6,54% das multas - equivalente a 2.732 infrações.

 

Notícias Relacionadas

Orçamento Participativo de verdade

As Gambiarras que enfeitam os arraiás

Xanana: a flor-símbolo de Natal. Sabia?

Cidade Jardim: oito vezes campeão

Comentários