25/06/2018 10h06 Natal

Educação para o Turismo

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e Secretaria Municipal de Educação (SME), vem desenvolvendo neste segundo semestre de 2018 o projeto “Educação para o turismo”. O objetivo é promover para os alunos de escolas municipais, no entorno da Orla de Natal, o entendimento do turismo como fator de desenvolvimento econômico local, e, a partir disso, ter a noção que existem outros seguimentos favoráveis ao desenvolvimento do setor. Como ambiental, social e cultural.

 “O projeto tem o papel de conscientizar os alunos das escolas municipais, no entorno da Orla de Natal, a importância do turismo para a cidade. É preciso entender que ele está ligado à geração de renda, cultural e preservação do meio ambiente. A criança tem que entender que o turismo é muito mais do que imaginamos, entender que tudo que está no contexto da cidade de Natal está ligada ao turismo”, afirma a Secretária Municipal de Turismo, Christiane Alecrim.

Até agora, a SETUR e SME se reuniram com os diretores das escolas de toda à orla de Natal, estando incluídas as praias de Redinha, Ponta Negra, Praia do Forte, Praia do Meio e Praia de Areia Preta. O “Educação para o turismo” promoverá ações educativas como oficinas, workshop, palestras para os professores, um citytour com os alunos das escolas, a montagem de um painel de exposição de desenhos decorrentes da visita de campo dos estudantes e as atividades abertas promovidas pelo Projeto “Nossa Orla”. Ao todo, oito escolas aderiram ao programa. São elas: Escola Municipal Josefa Botelho, Escola Municipal São José, Escola Municipal Henrique Castriciano, Escola Municipal Antônio Campos, Escola Municipal Laura Maia, Escola Municipal Santos Reis, Escola Municipal Noilde Ramalho e Escola Municipal Nossa Senhora dos Navegantes.

O projeto era para ter começado desde o início do ano, mas devido a paralização das unidades de ensino, está tomando corpo a partir deste segundo semestre. Agora se aguarda uma proposta baseada nas ações educativas ligadas a seguimentos próximos ao turismo já promovidos pelas escolas e possíveis acréscimos propostos pelos órgãos da Prefeitura. Cada uma das instituições possui realidades próprias a serem especificadas e relatadas em um debate externo entre os gestores de cada estabelecimento de ensino e representantes da SETUR e SME no dia 12 de Julho. O encontro tem o objetivo de integrar as ações ligadas ao turismo num projeto só.

 

Notícias Relacionadas

O que abre e o que fecha no feriadão em Natal

Mais hoteis, residências e restaurantes adotam gás natural canalizado em Natal

Ribeira terá FLIN 2017 a partir de hoje

Xanana: a flor-símbolo de Natal. Sabia?

Comentários