26/04/2018 15h04 Natal

Prioridade para biópsias em Natal

A Prefeitura de Natal sancionou a lei número 6.799/2018, que institui a prioridade na marcação de cirurgias com solicitação de biópsia em pacientes com suspeita de neoplasias. A matéria foi proposta pela Vereadora Carla Dickson, do PROS, e vai abranger não só os estabelecimentos públicos de saúde, como também os privados do município de Natal.

“Em função da demanda, é comum a demora para marcações e realizações de cirurgias com biópsia, o que gera prejuízo no diagnóstico precoce bem como no início do tratamento. O tempo é ouro para um paciente com suspeita de câncer e a biópsia vem para trazer o alívio de uma lesão benigna ou o tratamento correto e imediato em se confirmando lesão maligna salvando muitas vezes a vida do paciente”, explicou a Vereadora.

De acordo com a matéria, para que o paciente seja amparado pela lei, é necessário que esteja portando a solicitação médica com o termo “biopsia”, indicação clínica e deverá constar, obrigatoriamente, a assinatura e número do Conselho Regional de Medicina. Quando foi a plenário, a matéria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes em sessão. Todos destacaram em suas justificativas de votos, a importância da aprovação da matéria.

Notícias Relacionadas

Mais saúde em Natal

Abril Verde: trabalho mais seguro

Eu quero é botar meu blo.. OPS minha quadrilha junina na rua!

Um presente para o turista

Comentários