26/12/2017 02h12 RN

Ativo de Guamaré: petróleo puro

O ativo de Guamaré, localizado na costa branca do Rio Grande do Norte, é um dos mais importantes para Petrobras no Nordeste em termos de volume de óleo e água tratada. Toda produção dos campos marítimos e terrestres do estado é escoada para Guamaré.

A Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC) e a Unidade de Tratamento e Processamento de Fluidos (UTPF) da Unidade Operacional do Rio Grande do Norte e no Ceará compõem o Ativo Industrial de Guamaré e fazem parte do complexo industrial que também abriga o Terminal Aquaviário de Guamaré (Transpetro), a base da Petrobras Distribuidora, além do Centro de Defesa Ambiental (CDA) e do Parque Eólico de Mangue Seco. A RPCC produz toda gasolina consumida no Rio Grande do Norte e o querosene de aviação distribuído para o mercado potiguar e cearense.

No ativo, são realizadas as etapas de tratamento do óleo e processamento do gás, que chegam por meio de gasodutos e oleodutos. Todo o gás é conduzido à estação de compressão de coleta e segue para processamento na Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN-III) para extração do gás liquefeito de petróleo (GLP), do líquido de gás natural (LGN) e do gás industrial. Já o petróleo bruto passa pelo processo de separação com a finalidade de extrair a água produzida em conjunto com o petróleo e recuperar o gás natural remanescente.

A fase seguinte é o tratamento térmico do óleo, para especificá-lo. Após esse processo, o petróleo é transferido para RPCC, onde são produzidos combustíveis como diesel, querosene de aviação, gasolina, diesel marítimo e óleo combustível.

Notícias Relacionadas

RN

Made in RN

RN
gas natural

Em média 3,6 motoristas por dia mudam para GNV no RN

RN

IX Fórum de Turismo do RN será em Março

RN

Por uma causa nobre

Comentários