26/12/2017 02h12 RN

Ativo de Guamaré: petróleo puro

O ativo de Guamaré, localizado na costa branca do Rio Grande do Norte, é um dos mais importantes para Petrobras no Nordeste em termos de volume de óleo e água tratada. Toda produção dos campos marítimos e terrestres do estado é escoada para Guamaré.

A Refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC) e a Unidade de Tratamento e Processamento de Fluidos (UTPF) da Unidade Operacional do Rio Grande do Norte e no Ceará compõem o Ativo Industrial de Guamaré e fazem parte do complexo industrial que também abriga o Terminal Aquaviário de Guamaré (Transpetro), a base da Petrobras Distribuidora, além do Centro de Defesa Ambiental (CDA) e do Parque Eólico de Mangue Seco. A RPCC produz toda gasolina consumida no Rio Grande do Norte e o querosene de aviação distribuído para o mercado potiguar e cearense.

No ativo, são realizadas as etapas de tratamento do óleo e processamento do gás, que chegam por meio de gasodutos e oleodutos. Todo o gás é conduzido à estação de compressão de coleta e segue para processamento na Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN-III) para extração do gás liquefeito de petróleo (GLP), do líquido de gás natural (LGN) e do gás industrial. Já o petróleo bruto passa pelo processo de separação com a finalidade de extrair a água produzida em conjunto com o petróleo e recuperar o gás natural remanescente.

A fase seguinte é o tratamento térmico do óleo, para especificá-lo. Após esse processo, o petróleo é transferido para RPCC, onde são produzidos combustíveis como diesel, querosene de aviação, gasolina, diesel marítimo e óleo combustível.

Notícias Relacionadas

RN

Bares de Natal recebem hoje ações educativas do Detran

RN

Reservatórios do RN aumentam volume com as últimas chuvas

RN

Detran: mais agilidade para o usuário

RN

Número maior

Comentários