09/03/2016 00h03 - Atualizado em 10/03/2016 16h03 RN

Companhia de dança do RN realiza turnê de apresentações e workshops nos EUA

Entre 6 e 16 de março de 2016 a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM), mantida pelo Governo do Estado, realizará uma turnê de apresentações e workshops em cidades do Estado do Maine, nos Estados Unidos. O projeto é fruto de uma parceria da Art Moves, através da professora norte-americana Debi Irons e do Cottage Street Creative Exchange. 

O grupo se apresentará nas cidades de Denmark, Bickfield, Portland, Harisson e Norway. Participam da turnê a diretora artística do CDTAM, Wanie Rose, além dos bailarinos professores Gustavo Santos, Juarez Moniz, Tatyelli Raulino e Thaise Galvão. Esta será a segunda vez que a companhia realiza um programa de apresentações no Maine, considerado Estado irmão do Rio Grande do Norte.

A primeira viagem ocorreu em 2015 a partir de um intercâmbio entre Art Moves e a companhia potiguar. A coreógrafa Debi Irons, que reside na cidade de Norway, Maine veio à Natal através do Programa Companheiros das Américas, através de uma parceria com UFRN. 

Intercâmbio

Através do professor Sávio De Luna, Irons conheceu trabalho da CDTAM.  “Ela gostou muito do nosso trabalho e dos bailarinos da companhia, ministrou aulas e criou a coreografia "Cross my heart" para o nosso grupo”, relembra a diretora do CDTAM, Wanie Rose. Como resultado do intercâmbio, a CDTAM  foi  convidada para uma turnê de 11 espetáculos em Maine realizada durante três  semanas, entre julho e agosto de 2015. “Com resultado positivo daquela viagem estamos voltando para dar prosseguimento a esse trabalho de troca de experiência que muito somará ao nosso amadurecimento artístico”, celebrou a diretora Wanie Rose.  

Prêmios

A CDTAM foi criada em 1998 e está integrada à Fundação José Augusto. Em 17 anos, recebeu 81 prêmios em festivais de dança nacionais e internacionais, além de turnês Internacionais na Alemanha (2011), Suíça (2012), México (2013), França (2014) e Estados Unidos (2015). Foi contemplada com o prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012 e no Programa Mais Cultura nas escolas 2014, pelo Ministério da Cultura.

Notícias Relacionadas

RN

Cinco cidades recebem examinadores do Detran na próxima semana

RN

Doação de terreno para o Aeroporto do Recife não enfraquece o RN na disputa pelo HUB

RN

Varredura geral do Detran

RN

Inspiração no campo

Comentários